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sábado, 9 de junho de 2018

Pneus:

Cada pneu Pirelli fornece não apenas desempenho, mas também uma "percepção da estrada" e uma comunicação com o condutor, permitindo uma melhor compreensão do desempenho do veículo.

Recomendamos esta seção caso queira se familiarizar mais com o mundo dos pneus automotivos.



Tudo sobre Pneu

(iremos mencionar a marca "Pirelli", pois não somente é respeitada e confiável, mas é a que possui maior fonte de informação para método de aprendizagem e ou curiosidade segue o site:www.pirelli.com, com a matéria completa)

Designação do tamanho;





Indicação de lado;

Para todos os produtos assimétricos é importante
encaixar o pneu no aro na posição correta. De fato,
projetos do padrão da superfície de rolamento
assimétricos são desenvolvidos para oferecer o melhor
desempenho considerando os diferentes
comportamentos das áreas externas e internas do projeto
da superfície de rolamento.

Homologação ECE

Quando um pneu apresentar o símbolo ECE, significa que
ele é certificado e aprovado para atender aos padrões
ECE quanto a dimensões físicas, exigências de marcação
e regulamentações de resistência em alta velocidade. A
marcação é feita até a letra E e um número
representando o país de liberação da folha de aprovação,
seguido por uma combinação de números exclusiva para
cada produto.

Homologação de Ruído Europeia

Quando um pneu apresentar o número de Ruído Europeu
Aprovado significa que ele atende as Diretivas
2001/43/EC, respeitando os novos níveis de emissão de
ruído estabelecidos para países Europeus.

Amigos Gearheads iremos nos aprofundar nesta matéria com o tempo esperamos que já tenha ajudado..


Cilindros:

Número de cilindros e suas disposições:

 Cilindros se resumem a camara de combustão. onde o é feita a queima, como o nome diz, é cilindrico tomo mundo fala :"Maverick tem que ser 8 cilindros." o mais comum que motores de carro tenham 2,3,4,5,6,8,10,12 e 16, e em disposição em linha, boxer em V ou em W. ou quando não tem cilindro, ou este é substituido  por um rotor. o nº de cilindros pouco importa na potencia, tendo em vista que motores com poucos cilindros tem potencia cada vez maiores.

Vamos falar da disposições dos cilindros.
Cilindros em linha(straight): pode ser com números impares, mas geralmente nos dias de hoje, o máximo de cilindros é 6, no caso os carros com 6 cilindros mais conhecidos, são os GM Opala 4.1, Toyota Supra , Nissan Skyline até o R34 e os BMW 6 cil.(não citei 4 cilindros por que a maioria dos carros são 4 em linha. ta bom vai... Lancer Evo, Civic Vti, Gol Gti...)

Motores em V geralmente é em números pares. Estes tem a vantagem de serem mais compactos na dimensão longitudinal ( ou seja , em relação ao seu eixo) o máximo de cilindros que se tem noticia em carros são de 12 cilindros. vou citar alguns exemplos:

 V6 - Honda NSX.
V8- Ford Maverick GT.
V10- Dogde Viper.
V12- Lamboghini Diablo.

OBS: tem carros que o ângulo de cil. é muito fechado como o motor VR6 da VW. este é quase em linha.

Motores em W, são nada mais que a união de dois motores em V, poucos carros usam esta disposição. o mais famosos são o do grupo VW (VW, Audi, Bentley, Lamborghini, Porsche, Sköda, Seat)
havia o Passat W8, Bentley Continental(W12, bi-turbo), e o Bugatti Veyron (W16 quadri-turbo!!!!!!!!), recentemente os engenheiros colocaram um W12 bi-turbo na traseira de um Golf mk5 e rebatizaram de VW golf Gti W12-650( bóraaa pro Youtube)



Os V de 180º, ou boxers(flat), (os prediletos do editor Yoiti) tem a vantagem dos V , mas tem centro de gravidade baixo, podem ser 4,6 cil.(hoje em dia, antigamente havia de 8 e 12 cil. usados nos Porsche de competição) Ferrari usou 6 e 12 cil. boxer nos F1 e de rua, como na famosa 512M Testarossa e a Subaru forneceu um 12 cil. boxer pra F1 em 1990. para saber mais da hístoria do Subaru F1 http://blogsportbrasil.blogspot.com.br/2009/12/coloni-e-subaru.html.

e pra finalizar os Wankel ou rotativos começou com uma marca alemã chamada NSU, não deu muito certo, mas os Japoneses da Mazda compraram os direitos de fabricar e desenvolver os Wankel, um sucesso, principalmente o RX7 que foi o Wankel q mais "viveu" e muito querido por preparadores e pilotos.

é isso ai pessoal, não importa quantos cilindros são ou a disposição
, cada um tem a tecnologia e principalmente o seu som de funcionamento característico motores são incríveis, até a próxima.